Pages

sábado, 24 de março de 2012

30 dias de Jogos Vorazes. - Dia 24.

Desafio #1:
Dia 24 – Seu personagem secundário menos favorito.

Tenho que pensar bastante agora. Pensar num tributo menos favorito foi fácil (você pode ver aqui), mas não consigo pensar em outro desafeto além do Presidente Snow e Presidente Coin. Até mesmo a Johanna que é uma personagem que muitos desgostam, eu gosto. Nem sempre foi assim, mas eu gosto dela agora. As duas personagens que eu vou dizer agora são mães. Uma eu me sinto até um pouco culpada por apontar como “menos favorita”, já a outra merece meu desprezo eterno. 

Mrs. Everdeen.


Me sinto mal em apontar a mãe da Katniss assim porque eu até que gosto dela... Mais ou menos. Eu a compreendia, no início. Eu compreendo como é ter depressão (e profunda, como a da personagem), eu compreendo como é ficar como ela ficou... Mas suas atitudes pós-Mockingjay me deixaram realmente tristes, como se a filha não importasse mais. Mas apesar disso, eu não a odeio. Assim como o Haymitch é a representação de como o Peeta seria caso voltasse para casa sem a Katniss, imagino que é igual a mãe que a Katniss ficaria sem o Peeta.

Mrs. Mellark.

A mãe do Peeta é uma personagem praticamente tão insignificante que é pouquíssimo citada através dos livros. Inclusive seu nome nunca é mencionado e só se referem a ela como “mãe do Peeta” ou “Senhora Mellark”. Mas o pouco que vimos dela é horrível. Nós podemos perceber que ela tem um péssimo temperamento e batia nos filhos inconsequentemente, sempre que ficava nervosa. Um exemplo é do fatídico dia do pão quando Peeta de 12 anos queima dois pães propositalmente, ela bate nele (deixando seu rosto visivelmente inchado e um olho roxo). Ela parece também ser bastante fria e nem um pouco sentimental quando lhe é permitida suas últimas palavras ao filho depois da Colheita. Ela lhe diz algo como: “Talvez o Distrito 12 tenha um vitorioso este ano. Ela é uma lutadora, aquela lá.”, claramente insinuando que não seria o Peeta o vencedor.

Desafio #2:

Dia 24 – A morte mais triste/mais horrenda.


Cato.




Deixei esse aqui especialmente pro Cato. Sua morte foi a mais horrível, na minha opinião. Ele é o último tributo a morrer nos 74º jogos, quando é jogado da Cornucópia e é torturado pelos bestantes. Digo “torturado” porque sua morte não foi rápida. Foi lenta e dolorosa, e quem o matou de verdade foi a Katniss, num ato de misericórdia. Ao cair, ele lutou com os bestantes enquanto agüentou... Até sucumbir. Os bestantes então devoram seus braços e pernas, continuando dessa forma, gemendo e chorando até a hora que Katniss se inclina pra ver e ele então lhe implora que termine o sofrimento. No filme, Cato é interpretado pelo ator Alexander Ludwig, que fez um excelente trabalho. Inclusive adicionaram falas a ele, que mostram claramente quem era realmente o vilão. Não ele, não os demais Carreiristas e tributos. Mas Snow, a Capital. O discurso dele me arrepiou e eu quase chorei, de verdade. Um pedaço do discurso: 
“Vá em frente, atire e nós dois caímos e você vence. Vá em frente, eu já estou morto mesmo – Eu sempre estive, certo? Eu não sabia até agora. Como é? É tudo que eles querem, hein? Hein? Eu ainda consigo fazer isso. Eu ainda consigo fazer isso – mais uma morte. Isso é tudo que eu sabia o que fazer pra trazer orgulho ao eu distrito – não que isso importe.”
Mano. MANO. Só de digitar isso já me deixou arrepiada de novo. Muito bom! Cato.

2 comentários:

  1. A morte do Cato foi horrível mesmo... Quando li, minhas mãos estavam tremendo e eu mal conseguia piscar! No filme, eu cerrei as mãos com tanta força que chegou a doer! Aliás, gosto de todos os carreiristas (menos do marvel, tenho birra dele), fico imaginando, eles são criados para isso, deve ser terrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei um pouco em choque, quase totalmente parada. Acho que os bestantes fariam aquilo com qualquer um, mas "gosto" de pensar que o fizeram sofrer tanto e prolongaram tanto sua morte porque ele foi o responsável pelas mortes da maioria lá. Pois é! Isso faz o discurso dele no final ainda mais emocionante.

      Excluir