Pages

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Desafio literário 2015: um livro com um número no título

Duas postagens do mesmo desafio que demorei nove meses pra começar, wow, eu devo estar mesmo me esforçando aqui (dica: eu estou!). Mais uma vez fui em um desafio bastante específico em que o primeiro título que eu pensei não foi outro a não ser...


O livro Quatro, da autora Veronica Roth faz parte do mundo da trilogia de Divergente  e é bastante oportuno que o apelido do personagem que dá nome ao livro seja justamente também qual é o número do lançamento da série. Sabe, quarto livro... E tal... Enfim. O livro aborda partes da vida do personagem antes de se tornar o tão falado Quatro, se passando antes de a personagem principal de Divergente, Tris, chegar até a Audácia. Apesar de livros como este e contos do tipo serem vistos por alguns como apenas mais uma forma das editoras ganharem dinheiro em cima dos autores e dos fãs, eu particularmente gosto muito (e queria que uma certa Suzanne Collins o fizesse também). Pelo fato dos livros serem escritos na primeira pessoa e vemos apenas o que a Tris vê, ver o lado do Quatro é muito empolgante.


Outros livros com números no título são os livros da série Dezesseis Luas  ou Beautiful Creatures ou Crônicas dos Conjuradores (apesar de ninguém realmente conhecer por esse último)  das autoras Margaret Stohl e Kami Garcia. Porém acho interessante dizer que só mesmo no Brasil (eu acho!) os livros tem os títulos com numerais que, além de serem totalmente diferentes dos originais, ainda são um baita de um spoiler. Beautiful Creatures que deveria se tornar Belas Criaturas se tornou Dezesseis Luas, Beautiful Darkness que deveria ser Bela Escuridão virou Dezessete Luas, Beautiful Chaos que é Belo Caos virou Dezoito Luas e por fim, Beautiful Redemption que era pra ser Bela Redenção acabou sendo Dezenove Luas mesmo. Ah, e tem também os spin-offs que de Dangerous Creatures e Dangerous Deception (Criaturas Perigosas e Engano Perigoso, respectivamente) viraram Sirena e Incubus simplesmente. Ok, eu sei que os livros são sobre uma Sirena e um Incubus (1/4 Incubus, para ser precisa), mas...? Sabe? Bom, é preciso amar as traduções de títulos brasileiros, de livros e filmes também!
Acabei falando tanto dos títulos que de nada falei da história. Bom, o protagonista é um garoto chamado Ethan que é perturbado por uns sonhos esquisitos envolvendo uma garota e, ela, um dia aparece. Essa garota, descobrimos depois, é Lena Duchannes, uma guria também que vem sendo perturbada por sérios problemas psicológicos devido aos seus poderes e a chegada próxima de seu aniversário de 16 anos (apesar dessa sinopse bosta, eu gosto dessa série!).


E por fim, livros que apresentam eu seu título números em sua forma... numérica! Eu quase não coloquei os livros do autor Laurentino Gomes porque, tecnicamente, ainda não os li todos. Alguns dias atrás postei um desafio literário daqueles que eu posto um trechinho do livro e o que estava à mão foi justamente o 1808  que eu ainda estou lendo. Apesar de ser muito interessante, não vou falar muito porque não deve ser muito a praia da galera que se aventura por aqui (isto é, se alguém além de mim passa por aqui de vez em quando). Entretanto trazem uma nova perspectiva e nos faz ver que, realmente, não aprendemos nada sobre história na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário