Pages

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Catching Fire ♥

Acabei de assistir Em Chamas pela quarta vez, e assim como na primeira, continua sendo perfeito e me dando arrepios. A única diferença é que dessa vez eu não chorei, haha.
O motivo pelo qual eu demorei tanto pra postar meus sentimentos é que eu passei bastante tempo coletando gifs do filme, pra poder situar perfeitamente cada parte que eu queira.


Não me parece exatamente justo, mas vou começar falando sobre o que não teve. No livro temos Katniss começando a saber mais sobre o Distrito 13, que no filme eles simplesmente cuspiram na nossa cara no fim  o que na minha opinião foi uma das poucas falhas, já que para quem não leu os livros, a possibilidade da existência do D13 era completamente desconhecida. Um evento importante foi quando ela vai para a floresta, para o lago e para a cabine da floresta que ela costumava ir com o pai, e encontra duas refugiadas do Distrito 8 lá, Bonnie e Twill. Na verdade, é nesse momento que a semente da dúvida é plantada, quando as duas contam o que aconteceu por lá, porque elas fugiram e para onde estavam indo. Lhe apresentam evidências, etc. É importante, mas eu não vi como encaixar isso no filme, então não achei necessariamente ruim. Estava tão extasiada com o filme que nem dei falta. Mas ainda gostaria que tivessem introduzido o Distrito 13 antes.



Com dois minutos de filme já temos cenas fortes onde vemos o stress pós traumático da Katniss. Ao atirar em um peru selvagem na floresta, ela se vê atirando em Marvel, o tributo do Distrito 1 que ela matou nos 74º jogos. É aí também que já começamos a ver as diferenças que crescem entre Katniss e Gale, que antes dos jogos, eram indiscutivelmente almas gêmeas. Agora ela não é mais a mesma, e Gale não a compreende mais. Em Catching Fire, Gale me irritou muito. Entendam, eu gosto do personagem, mas ele só faz espremer a Katniss em situações que estiveram além dela. Faz com que ela se sinta um lixo por ter beijado outro cara, que foi para a sobrevivência dela. A beija num dos piores momentos de todos, e fica incessantemente perguntando se ela o ama. Caramba, Gale! Ela já tem muita coisa em mente, dá um tempo. Ela não precisa de mais problemas e drama, o que é exatamente o que você deu a ela.

"Você lutou muito duro nos jogos, Srta. Everdeen."

Então temos a visita do Presidente Snow. Foi a primeira vez que senti calafrios lendo um livro. Fiquei tensa do início ao fim da cena, e o filme fez justiça a isso. Donald Sutherland é um ator maravilhoso e ele faz Coriolanus Snow ainda mais sinistro do que já é. Quando ele fala sobre guerra, sua voz e o timbre dela ainda ecoam na minha cabeça. Foi incrível. Mire mais alto, Srta. Everdeen. Convença a mim.


 E então começa a Turnê da Vitória! E teve a cena em que os dois escorregam, yay! No livro acontece porque a Katniss sai correndo na direção do Peeta, que cai por causa do súbito peso na perna da prótese e, claro, da neve escorregadia. Pensei que nem fosse ter isso, por motivos óbvios. Teria sido lindo se a Katniss tivesse corrido na direção dele mesmo assim aí. ): Eles souberam desenvolver bem a tensão da cena.



A primeira parada da turnê é no Distrito 11, já que eles vão do distrito mais distante até o mais perto da Capital, então a própria Capital e então o distrito natal. Foi ainda mais emocionante do que eu imaginei, e vendo todos os detalhes, morro quando vejo os Pacificadores puxando o Peeta para dentro enquanto a Katniss avança na direção do Morgan Freeman senhor idoso que puxou a saudação depois de seu discurso, quando os Pacificadores vão até ele para arrastá-lo até o palco.


Katniss, como esperado, surta. Haymitch puxa ambos Peeta e Katniss para um lugar abandonado dentro do Prédio da Justiça do Distrito 11, onde ela implora que Haymitch os ajude a passar por essa viagem, e ele lhes diz que a viagem nunca vai acabar. Foi uma cena poderosa. Também vemos Peeta se zangar com a Katniss e enfrentá-la pela primeira vez, tendo em vista que ela não contou sobre a visita (e ameaça) do Snow, deixando-o que dispusesse um mês dos ganhos de ambos para as famílias de Thresh e Rue, tendo em vista que ele também tem a quem proteger.


Eles precisam ser ainda mais cuidadosos agora. Mas suas tentativas são em vão e eles parecem robôs... A Katniss parece um robô, pelo menos. Então ela sugere que ela e Peeta se casem, já que eles nunca vão sair daquele trem mesmo, acabaria acontecendo de qualquer jeito. Porque não agora? No livro ela não exatamente sugere isso, mas após a visita do Snow em sua casa, já cai a fixa que ela terá que se casar com o Peeta. O que eu gostaria que tivesse acontecido nessa cena é, depois que o Peeta concorda e se levanta para ir embora, que a Katniss dissesse "eu pensei que ele ficaria feliz, ele não queria isso?" e o Haymitch respondesse "é claro que ele queria, mas não assim".

"Um dia eu vou me voluntariar, igual a você." Eu não esperava por isso, haha.

A medida que a turnê avança, os pesadelos dela começam a ficar cada vez piores, e em decorrência disso, ela e Peeta começam a ficar cada vez mais próximos porque ele vai confortá-la. Eles passam a dormir todas as noites juntos, apesar da desaprovação da Effie (finalmente o nome da personagem foi dito no filme! Haha) e apesar também de não acontecer nada demais entre os dois (admito que eu queria muito que acontecesse, er).

"Always."

No geral, a Turnê da Vitória foi muito curta e corrida. Nos livros, durante a turnê, os vitoriosos apresentam um talento (afinal, eles tem que fazer alguma coisa depois, certo?) e o de Peeta é a pintura. O talento de Katniss não pode ser apresentado, é proibido caçar, então Cinna a ajuda: seu talento se torna a moda. Aliás, o talento apresentado, porque na realidade ela não tem como se importar menos. Cinna lhe apresenta modelos, croquis e esboços que aparentemente eram dela. Bom, mais uma vez não vi como poderia ter sido colocado no filme, e não acho ruim que não tenha. Mas as pinturas do Peeta, ah...

"Smiles on!"

Eu não sei o que dizer sobre a festa na Capital. Acho até que uma das únicas extravagantes mesmo foi a Effie (que eu adorei a Elizabeth Banks ter feito questão de fazer a personagem dizer alguma coisa relacionado a mogno). Não notei muito a extravagância por parte dos homens. Temos também Flavius e Octavia, que fazem parte do Prep Team da Katniss. É onde acontece uma das críticas mais fortes de ambos o filme e livro: quando eles mostram para os dois como se faz para poder comer de tudo, com o líquido que te faz vomitar.
Conhecemos Plutarch Heavensbee, novo Idealizador Chefe dos Jogos Vorazes, e vemos também um Peeta atrevido HIUEHIEHEIU. O olhar da Katniss pra ele quando ele fala "mais um pra nos ferrar" foi tão... ♥.
Infelizmente não tenho um gif ou foto do Plutarch com a Katniss. ): Seria interessante ele falar que estava presente quando ela atirou a flecha na maçã na boca do porco quando foi a vez dela de impressionar os Idealizadores, e mais: ter lhe mostrado o relógio com o tordo. Mas pra ser sincera, eu realmente não sei se preferia que tivessem colocado o relógio. O Plutarch de Philip Seymour Hoffman foi muito mais misterioso do que o Plutarch do livro, mas mesmo assim eu gostei. Vi pessoas reclamando sobre isso, já que o Plutarch!Livro era bem mais animado, digamos assim.


Depois, o discurso presidencial, wow... Quando Snow fala sobre o amor deles, por tanto quanto eles viverem... Wow.


Então ele bebe o champanhe, e... Sangue. AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS. Eu nem conseguia acreditar que eles colocaram isso! Poucas pessoas - principalmente quem não leu A Esperança, e eu, ao apontar isso, acabei me colocando em problemas. Como eu conto o motivo disso sem dar extremos spoilers do 3º livro? No mais, fiquei extremamente animada com isso. Adorei que eles tenham colocado essa referência, assim como uma cena com a Prim que eu vou comentar mais pra frente.


E, para finalizar, uma foto dos três na festa na Capital de trás. As costas do vestido da Katniss é estonteante, e o Peeta não fica atrás. (Ps: That booty! HAUHAUHA).

Um dia eu continuo, ainda tem bastaaaaaante coisa pra comentar. Eu, definitivamente, não sei fazer resumos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário