Pages

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Você vem, você vem para a árvore?

Maravilhoso. Incrível. Extraordinário. Perfeito. Estupendo. Abracadabrante! A Esperança  Parte 1, ou Mockingjay, como eu prefiro, foi simplesmente de tirar o fôlego. Não sou lá uma das pessoas mais parciais quando se trata de Jogos Vorazes, então não espere isso agora, hauhauha. Entretanto, vou apontar o que gostei e as raras partes que não curti muito, o que acho que faltou e o que eu acho que ficou demais.

Se você não gosta de Jogos Vorazes, não prossiga. Se você ainda não assistiu o novo filme da franquia, não prossiga. Este post conterá muitos, MUITOS spoilers, não só do filme quanto do livro, então não diga que eu não avisei! Então se você continuar é por sua conta. ;) SPOILERS ADIANTE!

Me diz, você vem para a árvore?


Bom, foi o primeiro filme da franquia que eu não chorei abertamente. Digo, eu tive os olhos cheios de lágrimas o tempo inteiro, mas nenhuma caiu... Mas é pra compensar todas as que vão cair no próximo e todas que caíram no livro, acredito huauahauhau.
Logo no início do filme já vemos a Katniss ainda mais fundo no TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), e muitas pessoas não entendem isso. As pessoas vão no cinema querendo ver uma super heroína que passe por todas essas coisas fodidas e permaneça intacta... Ninguém sai inteiro de experiências como as que ela passou. Um pouquinho depois vemos Finnick no hospital, igualmente devastado, desejando que todos estivessem mortos. É, Finnick... Você prometia tanto nesse filme... Tinha tanto potencial... Mas isso é algo que vou falar mais tarde, que é um dos meus descontentamentos: Finnick teve pouco tempo de tela, sendo que no livro ele é constante, importantíssimo.


                                      Distrito 5                                                          Distrito 7

A cena onde o Presidente Snow começa a falar sobre as ações radicais e vemos a neta dele que, como vemos em Catching Fire, continua usando o cabelo numa trança igual a da Katniss; e então, quando ele diz que qualquer associação com o símbolo do tordo será punida severamente e ela, então, começa a desfazer a trança foi muito poderosa. As cenas que mostram o discurso nos distritos e as execuções também foram intensas. Desde o primeiro filme, sempre que mostravam cenas nos distritos eu ficava arrepiada. Em Jogos Vorazes, o primeiro filme, após a morte da Rue, com o levante no Distrito 11, foi quando eu comecei a chorar mais forte. As cenas nos distritos 7 e 5 foram incríveis (e eu me encontro mais uma vez me arrepiando só de lembrar e escrever e escrever sobre elas).


Effie Trinket! O que posso dizer de Effie Trinket? Primeiramente posso dizer que ela não está no livro. Mas posso dizer que quem está no lugar dela são Octavia, Flavius e Venia, da equipe de preparação do Cinna, mas que prefiro mil vez que seja ela do que eles. Elizabeth Banks simplesmente roubou a cena e está estupenda como Effie, e ela foi um bom alívio cômico.



A cena onde a Katniss vai fazer a primeira propaganda gravada em estúdio? Socorro hauahuahua. Haymitch aparecendo foi só amor. Ele apagando o quadro, Volunteer 4 sis, foi tudo tão legal. Ele falando pra Effie que preferia ela sem maquiagem e ela respondendo eu prefiro você sóbrio. Oh, vocês querem ficar sozinhos? hauhauhaua. Hayffie ♥.

Por quê? Você acha isso... Distrativo?

Não disse o Finnick. Hora nenhuma.
Tendo em vista que na cena que o Beetee apresenta a Katniss e Gale suas armas ele diz que tem um tridente pro Finnick, eu pensei que teria uma certa cena que eu acho que seria super legal. Esta cena das armas acontece antes de Katniss e Gale embarcarem pro Distrito 8, e nos corredores ela e Boggs encontram um Finn ainda mentalmente desorientado, só de cueca, enquanto uma enfermeira tenta fazê-lo voltar para a ala hospitalar. Mas ele quer ir. Katniss então diz que ele não pode ir ainda porque Beetee tem um tridente esperando por ele na sala dele, que ele ainda precisa experimentar. Não lembro agora se foi o Boggs ou a própria Katniss que aponta a nudez dele, então, naquele momento ele volta a ser quem ele era, ou melhor, quem eles estavam acostumados a ver, aquele cara confiante e sedutor, e diz aquilo. Acho esse momento importante porque quebra a seriedade de tudo que vem acontecendo. Tira, por pouco tempo, Katniss e Finnick de seus sofrimentos, mostra que ambos são mais do que apenas aquelas conchas vazias estão aparentando ser.


Ah! A cena de quando a Katniss volta pro Distrito 12 pela primeira vez também foi muito boa, e só na segunda vez eu fui perceber um certo simbolismo. Bom, o Presidente Snow mandou bombardear o Distrito 12, mas a Vila dos Vitoriosos ficou intacta. Entretanto, podemos que a casa do Peeta e a parte do lado está absolutamente demolida, enquanto do lado dela, a casa dela, perfeitamente intocada. Outra coisa também  isso eu percebi desde a primeira vez  foi o anjo na fonte. Do lado da Katniss, tem uma asa, na do Peeta, não tem...


Depois de três filmes finalmente somos apresentados aos Avoxes. Conhecemos a equipe que acompanha Katniss, Gale e Boggs ao Distrito 8: Cressida, Messalla, Castor e Pollux. Até o livro Mockingjay eu nunca tinha pensado muito nos Avoxes, se eles podiam ser livres depois, e infelizmente me envergonho de dizer que até o filme também nunca tinha pensado tempo o suficiente neles a ponto de pensar se eles se comunicavam.



Enquanto Cressida conversa com Katniss, no fundo vemos Pollux (o Avox, à direita) conversando em linguagem de sinais com o irmão Castor (à esquerda). Achei super legal. Mais uma vez me digo envergonhada de nunca ter pensado nisso o suficiente. ):


A cena do hospital no 8 foi bem pior do que eu imaginava. Fiquei feliz que mencionaram o bebê! No segundo filme acho que foi uma falha muito grande que a única vez que falaram isso foi quando foi mencionado da primeira vez.


Quando o Presidente Snow manda bombardear o hospital, whoa. Afinal, quem é amigo de Katniss Everdeen, também é punido. Tem toda aquela ação, e então Katniss faz o discurso. Se no livro eu arrepiei, é desnecessário dizer que no filme o mesmo aconteceu.




Quando eles voltam no Distrito 12 depois e o Gale conta como as coisas aconteceram foi bem legal. Uma coisa que eu discordo apenas é que eu não acho que o Presidente Snow avisaria aos Pacificadores, ele simplesmente mandaria o ataque, pronto e acabou. Inclusive é o que eu acredito que tenha acontecido. No filme, até demorou pro ataque acontecer. No livro, demorou cerca de uma hora, e o número de sobreviventes foi cerca de 2000. A cena da Árvore Forca foi maravilhosa! A Jennifer Lawrence fez tanto caso sobre ter que cantar, as pessoas falaram tanto sobre isso que eu fiquei com muito medo, mas ficou lindo. E eu estou encantada com a fofura do Pollux!


Agora não posso mais fugir de falar sobre o Peeta. Deixei pra falar tudo de uma vez, vai ser bem doloroso... A primeira entrevista do Peeta que foi transmitida foi gravada um ou dois dias depois de ter sido retirado da arena, e foi transmitida cerca de uma quinzena depois, por isso ele parece tão bem e saudável... E as outras vezes que ele aparece depois. Cada vez mais magro, mais debilitado, mais controlado. Até na roupa dava pra perceber: a cada vídeo, o colarinho aparecia mais apertado. E tipo, ninguém via? Ninguém percebia? Todos o viam apenas como covarde, traidor? Legal agora é ver todo mundo que antes metia o pau no Josh Hutcherson agora beijando o chão que ele passa, haha. A mudança é realmente dolorosa. E o sonho que ela tem com ele? MEU CORAÇÃO, FRANCIS LAWRENCE! MEU CORAÇÃO!




Essa parte e o que vem a seguir é um bocado desesperador. A Presidente Alma Coin de Julianne Moore foi muito boa, boa até demais, se é que me entende.  A Coin é uma personagem fdp então vamos ver o que acontece no próximo filme.
Ficar naquele lugar durante o bombardeio seria um saco por motivos de: toda vez que uma bomba explodisse, galera gritando ia ser horrível. Eu iria querer me matar ou matar todo mundo. Talvez tivesse um surto psicótico e matasse todo mundo, quem sabe.
Outra coisa em relação ao Finnick é que durante o livro, a amizade dele com a Katniss cresce muito. Aliás, não cresce, ela nasce. Afinal, ela não exatamente o conhecia, né? Durante o livro, ela passa a conhecê-lo e vê que tudo o que ela acha que sabe sobre ele é justamente isso, achismo. Durante o livro, Nós conhecemos Finnick Odair. Ele é o único que entende o que ela passou. Queria que tivesse ele contando pra ela sobre a Annie, Como ela foi o cercando aos poucos, segundo ele próprio. Porque foi exatamente assim com Katniss e Peeta. Quando ele entrega pra ela sua própria corda e ensina uns nós pra ela praticar...
Estamos chegando ao fim do filme. Agora a galera segue pra superfície fazer mais um propo. O 13 está vivo e eu também, uma coisa simples, entretanto as pessoas esquecem que Katniss é uma adolescente com TEPT e, pra completar, o Presidente Snow mandou jogar rosas brancas lá. Rosas brancas são, além de tudo, gatilhos", que desencadeiam emoções negativas nela. Ela desaba. Vem cá, e quem não? E naquele momento ela percebe o que Snow planeja fazer e precisa que tirem Peeta da Capital desesperadamente.Tretas acontecem, uma equipe é mandada para fazer o resgate.


Acontece então uma cena muito esperada por mim e por muitos outros fãs: a cena onde o Finnick conta os segredos do Presidente Snow e a verdadeira natureza do que acontece aos vencedores dos Jogos Vorazes, aqueles que são atraentes. No livro, não vemos a missão de resgate. Vemos apenas Finnick e suas revelações bombásticas que serviram de distração pra equipe entrar na Capital e resgatar os outros vitoriosos sem problemas. No filme, colocaram ambas as cenas simultaneamente. Foi legal... No entanto tirou totalmente o foco da revelação do Finnick, tenho certeza que muitos nem prestaram atenção, nem deram ideia, tirou totalmente a luz do momento. A confissão quase não teve impacto. Nessa hora ele diz coisas muito importantes e adiciona mais horror às coisas da Capital e ao regime do Snow. Esse propo deveria estar passando na Capital inteira pra distrair os Pacificadores e quem mais que pudesse ser uma ameaça, mas do jeito que foi colocado... Não precisava nem acontecer. Sabe, não teve o Haymitch falando pro Finnick que ele não precisava fazer aquilo. Não teve a Katniss se perguntando o que ele iria dizer que seria muito mais distrativo do que a história dela e do Peeta sobre o pão (que também não teve). Depois que acabou, não teve o Plutarch puxando o Finnick de lado pra perguntar sobre as coisas que ele não sabia. Não teve a Katniss se perguntando se ela teria o mesmo destino ou perguntando o Haymitch se isso aconteceu com ele ou ele dizendo que não porque ele era o exemplo para os jovens Finnicks, Johannas e Cashmeres. Pelo que dá pra perceber, a Katniss nunca nem ouviu falar sobre isso. Acho que isso faltou de verdade, sabe? Daria um impacto tão imenso... Ah, e aí entra uma polêmica. Muitos fãs (inclusive eu, como visto acima) reclamaram sobre a falta da cena do Finnick de cueca, e outras pessoas vieram apontar que ele foi explorado sexualmente e aqui estamos nós, de certa forma, explorando também. Esta é uma forma de ver, mas a minha visão dessa cena está explicada ali em cima.
O esquadrão encontrando a sala e os instrumentos de tortura (tem algumas línguas mergulhadas em formol!), a luz voltando, a transmissão interrompida, Katniss e Snow conversando!


FIIIIIIILHO DA PUUUUUUUUUUUUU-

Não gostei muito de terem colocado a Coin falando com a Katniss no refeitório, meio que a consolando. Ela não gosta da Katniss. A Coin é uma personagem detestável. Enfim.


A REUNIÃO ODESTA! Não dá pra duvidar do amor deles, e não dá pra saber quem está confortando quem ali. Foi lindo, lindo. E teve aquele único segundo de Johanna careca, que quem piscou perdeu. Fiquei feliz dela aparecer carequinha, hihi.


E então a cena. Quando Katniss entra no quarto, Peeta enrijece. A magreza... Nossa, doeu. Doi. Ai, meu coração. Foi tão pior do que eu imaginei! Eu imaginei uma estranguladinha básica e acabou, mas whoa. Foi de partir o coração ver a aceitação nos olhos da Katniss, quando ela simplesmente pensa que tudo bem e aceita morrer daquele jeito, ela não quer lutar. Eu achei que o filme ia acabar com as mãos do Peeta na garganta dela, mas seria muita falta de sacanagem, então foi bom que ainda tivesse um pequeno discurso da Coin e terminasse mesmo com a Katniss olhando o Peeta extremamente louco se debatendo na maca. Livre, porém ainda prisioneiro.



Eu mal posso esperar pro ano que vem! Me mata que vai ser o último... Eu amo tanto isso tudo. Tanto, tanto. Acho que nem dá pra perceber, haha. O post acabou ficando maior do que eu esperava, mas fazer o que, a vida tem dessas. Obrigada pela paciência, até mais. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário