Pages

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Open Minas

Neste final de semana aconteceu o 13º Open Minas de TaeKwon Do/13º Copa Grão Mestre Park de TaeKwon Do; o primeiro campeonato que eu participei.
Apesar de praticar o TKD há quase três anos, essa foi a primeira vez que competi por causa de um motivo simples: tinha medo. Não tenho medo de bater ou de apanhar, mas tenho medo de perder. Outro motivo também é que eu quase não tenho resistência física, me canso muito rápido e fácil. Por isso optei por participar na categoria de Poomsae.
Poomsae (pun sê): é uma "forma" em que o praticante cumpre certas linhas de movimento de uma forma sistemática e consecutiva contra um ou vários adversários imaginários usando técnicas de TaeKwon Do de pernas e braços. Praticar as Poomsae confere-nos uma melhoria de flexibilidade no corpo assim como um controle da força, do equilíbrio, da respiração, do olhar e da concentração. Fonte.
Fazer Poomsae é muito mais difícil do que lutar. Um Poomsae bem feito nos deixa tão cansados e ofegantes quanto uma luta - eu achava que isso era balela do meu professor até presenciar isso eu mesma. O tempo todo eu estive tranquila, não fiquei nervosa nem nada. Mas o fato de eu ter feito com que chegássemos cerca de 1 hora e meia antes deixou minha avó e tia com a ideia errônea de que eu estava nervosa e preocupada - aliás, estava preocupada sim, de chegar atrasada! Eu olhei no Google e ele disse que o trajeto da minha casa até o Sesc de Venda Nova demoraria, no mínimo, 1 hora e 40 minutos. Fiz com que saíssemos 6h50 e chegamos... 7h15. Sendo que a competição começaria às 8h45. Oh, well.
Mas confesso que fiquei nervosa sim, mas depois. Eu disputei contra duas meninas. Nós fizemos o Teugeuk 2 (ee) Jang, que é o poomsae de faixa amarela. Fui perfeita. Mas então o Mestre Junio nos pediu que fizéssemos o Teugeuk 1 (ill) Jang, que é o de faixa branca, dizendo que fomos todas ótimas, perfeitas e sincronizadas. Até brincou que não era competição de sincronismo. Fizemos. Fui perfeita também.
O árbitro, o Mestre Junio e um outro mestre debateram por um tempo e, quando chegaram a uma conclusão, eu fiquei com o 3º lugar. Admito que não esperava. Eu poderia até não merecer o 1º lugar, mas o 3º não merecia a mim. Eu me senti quase como o menino que havia perdido a luta de 34 x 0 no dia anterior. Não sei como ele se sentiu realmente, apenas imagino. Fiquei em último. Perdi.

Não importa o quão perfeita eu fui, eu estava disputando contra duas alunas do Mestre Junio, que pagam caro na academia Park. Nem fui buscar minha medalha de imediato, fui direto para a arquibancada. Logo na entrada já fui recepcionada por um colega de academia que também ficou surpreso com a minha colocação e depois por um faixa preta de não sei qual lugar, que me parabenizou e disse que eu havia sido melhor que as outras duas meninas, que ele e a equipe dele acharam que eu ia ganhar. Todos me disseram que a opinião geral era que eu ou uma outra menina iríamos ganhar o 1º lugar, e essa outra que eles pensaram também nem foi a que ganhou, foi a que ficou em 2º. Eu fui claramente, explicitamente roubada. No dia anterior uma outra menina da academia da minha prima (que eu também treino, mas não sou oficialmente de lá, apenas visitante) também foi garfada, mas ela ficou com o 2º.

Depois disso resolvi que no Campeonato Mineiro eu vou lutar. Vou penar bastante pra aumentar minha resistência, haha.
Eu até poderia postar uma foto da medalha, mas não quero perder meu tempo tirando foto daquela medalha feiosa. É igual a de ouro e de prata, a única diferença é que atrás vem escrito "bronze". Mas como eu disse anteriormente, ela não me merece.

Apenas o que importa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário