Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A sombra – ou sheut – do ser

Hoje eu fiz uma descoberta incrível e, como todas as minhas descobertas incríveis, esta também é completamente inútil. Minha recém descoberta se relaciona à uma expressão que as pessoas usam bastante para descrever alguém que é ofuscado por outra pessoa, quando dizem, por exemplo, que alguém vive sob a sombra do irmão ou do pai. Esse é o momento que você fecha a aba do blog ou volta para onde quer que você tenha vindo. Ou ambos.
Pronto, se vai continuar, já lhe digo que na verdade eu não tenho certeza se é daí que veio de verdade, mas eu relacionei à isso e vai ser assim pra sempre. Vem da cultura egípcia.
Para os egípcios antigos, a alma era dividida em cinco partes fundamentais para a existência do ser. As partes eram o Ren, o Ba, o Ka, o Ib e o Sheut.


O Ren era o nome, o Ba era a personalidade, o Ka era a força vital, o Ib era o coração e o Sheut era a sombra.

O sheut era importante porque eles acreditavam conter algo da pessoa. Além de ser uma cópia dela, acho que eles pensavam fazer parte da alma porque estava sempre com ela, querendo ou não. A sombra era também creditada a ser a marca que a pessoa deixava no mundo: se não tinha sombra, não tinha efeito algum no mundo e, sendo assim, não existiria. Inclusive a palavra sheut significava tanto sombra quanto estátua. Afinal a estátua é uma cópia, podendo ser maior ou menor, igual à sombra.

Por isso quando alguém diz que uma pessoa está sempre sob a sombra de outra, assumi que está sendo sempre ofuscado pela grandeza desse outro alguém. Como alguns famosos que tem pais ainda mais famosos ou mesmo pessoas comuns.


Já eu pretendo deixar uma grande marca no mundo. Terei um sheut e tanto.
Beijos,
Jay.

7 comentários:

  1. "Hoje eu fiz uma descoberta incrível e, como todas as minhas descobertas incríveis, esta também é completamente inútil" HAUAHUUHAUAHUHA.
    Adoro ver o quanto você se interessa por esses assuntos. É algo que eu acho muito legal mas nunca procuro nada sobre isso. Tudo que eu sei provavelmente veio de você. Não é a toa que eu digo que você será uma ótima antropóloga <3. Esperando suas doideras no History Channel, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. :3 Um dia me encontrará em programas do History e em seminários ao redor do mundo com meu super amigo e parceiro Cole Sprouse, ok? HAUHAUAHUA.

      Excluir
  2. O Ren, na verdade, era o nome secreto da pessoa ou Deus, se você soubesse o Ren a pessoa, saberia todos os seus segredos e além de que poderia dar ordens a pessoa ou até mesmo Deus, por isso o nome era secreto

    ResponderExcluir
  3. Perdão, se você soubesse o Ren da*

    ResponderExcluir
  4. olha as cronicas dos kane ali no meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sim! Soube da existência de cada uma dessas partes da alma por lá, rs.

      Excluir